terça-feira, 13 de maio de 2008

História da Professora Ana Cândida. Parte 2

A dedicação da Professora Ana Cândida era exemplar. Não media esforços para exercer com empenho sua profissão de educadora. Todo final de semana e feriado, trazia um aluno para passear em sua casa. E assim ela ia dando uma lição de vida, através de seus exemplos e ensinamentos.

Ana Cândida, não se preocupava com a distância que tinha que percorrer e assim, todos os dias fazia a travessia do Rio Paraíba, nesta barca, para lecionar na Escola Mista da Fazenda do Poço.

foto: Travessia de barco, Rio Paraíba, 10/12/1955.

História da Professora Ana Cândida. Parte 1

Era assim que seus familiares, amigos, alunos e conhecidos a chamavam : ”D.Zinha”.

Professora exemplar, sempre dedicava a seus alunos ensinava- os com amor, carinho e dedicação. Era querida dos pais dos alunos que a ela vinham expor seus problemas e pedir conselhos. Estava sempre a conversar com as crianças, orientando- as, mostrando-lhes o bom caminho e estes ensinamentos eram- lhe restituídos diariamente flores trazidas pelos alunos.

Na Fazenda do Poço, sua primeira escola, na roça, onde lecionou por dois anos meio, o acesso era difícil. Ia de carro (2Km e meio ) até as margens do rio Paraíba, atravessava- o de barco e depois ainda percorria mais cinco quilômetros de charrete até a escolinha. Lá D.Zinha era a professora amiga. Levava roupas para as crianças, remédios, fazia compras para os colonos que não podiam vir para a cidade. Era querida por todos. Durante este tempo, preparou com dedicação seus alunos para a Primeira Comunhão.

Foto: Alunos preparados por "D. Zinha" para receberem a primeira comunhão na Escola Mista da Fazenda do Poço, em 1955.

Quem foi Ana Candida?

ANA CÂNDIDA DE BARROS MOLINA, nascida aos 20 de novembro de 1912, filha de José de Barros e Zulmira Penteado de Barros, em Sorocaba, Estado de são Paulo.

Era a 13º filha de uma família de 16 irmãos, dos quais quatro eram professores. Fez seus primeiros estudos em Sorocaba, passou depois a fre­quentar o curso Caetano de Campos, na cidade de São Paulo onde di­plomou- se no Curso Normal em 02/01/1934.
Em 1935, juntamente com seus irmãos (seus pais eram falecidos) veio para são José dos Campos. Ana Cândida passa a ser substituta no Grupo Escolar “Olimpio Catão”. Casou-se com o senhor José Molina, indo morar numa chácara no Distrito de Eugênio de Melo onde nasceram os filhos: Cerlí, Maria Lúcia, Este1a, Rubens e Neylor, motivo este de seu afastamento por alguns anos do Magistério Público.
Em 1954
presta concurso público e ingressa na Escola Mista da Fazenda do Poço em são José dos Campos. Remove-se em 1958 para 0 Grupo Escolar “Marechal Rondon” no município de São José dos Campos.
Em 1960 remove-se novamente para o Grupo Escolar “ Dr. Pedro Mascarenhas” em Eugênio de Melo, onde lecionou ate 1963, quando então veio a falecer em desastre automobilítstico na rodovia Presidente Dutra, nas imediações da fábrica Providro em 26 de dezembro de 1963.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Fotos do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Fotos da Excursão didático-pedagógica para o Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Entrada do Sítio, na Cidade de Taubaté-SP.

Os personagens do Sítio: Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho e Emília, a boneca falante.

As Professoras Cidinha e Marlene com os personagens do sítio.


Alunos com os personagens da obra imortal de Monteiro Lobato.



Estátua de Monteiro Lobato, o criador dos personagens que encanta gerações.

Frase da Semana.

  • "Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há quem explique, mas também não há quem não entenda" Cecilia Meireles.